Proteção nos negócios imobiliários com a due diligence

Que tal evitar riscos e surpresas nos negócios imobiliários? Aqui você conhecerá um pouco da due diligence, capaz de evitar tais prejuízos.

É muito importante que se investigue previamente os riscos e situações ocultas presentes nas transações imobiliárias, capazes até de impedir o fechamento de um negócio extremamente arriscado e que possa gerar sérios prejuízos, tanto ao comprador como ao vendedor.

A due diligence, ou diligência prévia, é uma análise documental dos riscos de uma operação imobiliária. Ou seja, é um trabalho jurídico de investigação de informações em que se pode descobrir quais são os riscos existentes naquela transação, trazendo maior segurança para os negócios imobiliários.

Com essa análise prévia, é possível verificar quanto a existência de passivos, contingências e riscos vinculados aos imóveis objeto de negociação.

Dentre os riscos que são analisados com acuidade, podem ser verificados, por exemplo, a existência de ônus sobre o imóvel, se as construções existentes estão regulares, se há débitos tributários, eventuais processos judiciais ou administrativos envolvendo o imóvel ou o vendedor e que possam gerar risco para aquela transação imobiliária.

Além dos aspectos acima citados, podemos destacar a verificação da legitimidade das partes, análise da saúde financeira do vendedor, consultas a cadastros de crédito, dentre outras etapas.

Ao final, é elaborado um parecer, assinado pelos profissionais responsáveis pela due diligence, em que são indicados os fatores de risco e de validação do negócio, além das considerações relevantes que permitiram chegar àquela conclusão.

A due diligence, portanto, é uma análise profunda dos riscos e da documentação envolvida na aquisição daquele imóvel. Para que se tenha conhecimento de antemão da documentação e da situação jurídica, assim como todas as informações que devem ser consideradas para o fechamento do negócio, deve-se procurar um profissional especializado para a realização do trabalho.

Assim, a contratação de um profissional jurídico capacitado é imprescindível para mensurar os riscos daquela possível negociação imobiliária.

Entre em contato e marque conosco uma consulta com nosso time para não correr riscos desnecessários na sua transação imobiliária.

Aline Graziela Scholles – Advogada inscrita na OAB/RS 95.340